A saúde integral busca o equilíbrio entre os aspectos físico, mental, social e emocional, promovendo o bem-estar completo do indivíduo
A eMULTI –Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis –elaborou material que é utilizado nas ações coletivas de promoção e prevençãono município, no programa “Janeiro Branco”. Essa campanha tem por objetivocuidar da saúde mental da população.
Daelaboração do material participaram o idealizador da campanha, o psicólogoLeonardo Abrahão P. Rezende, presidente do Instituto Janeiro Branco, e o médicopsiquiatra Daniel Canhada Brianti.
Para Rezende, “cada pessoa pode ser uma fontede saúde mental, tanto em sua própria vida, quanto na de quem está ao seuredor”. A criação da campanha se inspira na constatação de que é precisoestabelecer políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais daspessoas e da sociedade.
Segundo opsiquiatra Brianti, “a saúde mental influencia na maneira como lidamos com assituações do dia-a-dia, como nos relacionamos com os outros e até mesmo comocuidamos do nosso corpo”.
É entendimento pacífico, para essesprofissionais, que uma mente saudável nos ajuda a tomar decisões equilibradas,enfrentar dificuldades e buscar o bem-estar. É importante fazer atividadesfísicas, dormir bem e suficientemente, ter alimentação saudável, investir noautoconhecimento, autoestima e autonomia; ter hobbies terapêuticos, conectar-secom a Natureza e protegê-la.
Finalmente, é fundamental procurar ajudaprofissional quando necessário. Rezende enfatiza que “agora e sempre, cuidar dasaúde mental significa escolher caminhos que promovam acolhimento, equilíbrio ehumanidade. Afinal, cada ação conta e cuidar da mente é cuidar da vida”.