O futebol moderno corrompe sentimentos e faz nossos craques perderem a identidade com a “estrangeirização”. Grande fenômeno atual de exportação, a mercadoria denominada craque, onde o efeito é perceptível. Se anteriormente era apenas um sonho atuar no futebol europeu, hoje a realidade de nossos atletas é mais audaciosa se naturalizam em outros países e com dupla nacionalidade, podendo optar em fazer parte da sua seleção.
É fato: “o futebol sempre foi e será a grande paixão do brasileiro”. Onde tiver uma bola rolando, terá sempre um apaixonado acompanhando e torcendo.
O conglomerado Rio/São Paulo tem dominado as conquistas das competições nacionais e sul americanas do nosso futebol, já há algum tempo.
Esses grandes centros econômicos da América e mundial não conseguem se impor no esporte da "bola pesada", cabendo as equipes sulinas (SC, RS e PR) deterem as conquistas do principal campeonato da categoria em nosso país.
Na segunda década do ano 2000 as equipes paulistas do: Santos 2011, ADC Intelli Orlândia 2012 e 2013, Sorocaba Futsal 2014 e o Corinthians 2016, apesar de excelente sequência dos paulistas, os sulinos reagem com as conquistas de 2017, 2018,2019, 2021,2023 e 2024 com as equipes de SC, PR e RS.
Enquanto os paulistas conseguiram frear parte deste domínio sulino, a equipe mineira do Praia Clube foi guerreira, mas perdeu a batalha de 2024 para o Jaraguá de SC.
É muito importante termos em um país com dimensões continentais gigantescas, regiões representativas em várias modalidades esportivas. Isto demonstra a importância desse país continental, fortalecendo equipes e atletas em competições sul americanas e mundiais.
Neste caso específico, o Futsal brasileiro tem nos representados com muita dignidade, respeito e conquistas. O nosso país detém 06 títulos, Espanha 02 e com 01 título: Argentina e Portugal, são os campeões da Copa do Mundo de Futsal.
A representatividade e hegemonia sulina tem sido importante e fundamental para o esporte em nosso país.
A L. N. F., Liga Nacional de Futsal, gestor da competição foi criada em 1996 pela Confederação Brasileira de Futsal, composta pelos estados da Região Sul e Sudeste juntamente com o estado de Goiás.
Neste período ocorreram 28 edições da competição. As regiões com mais títulos da L.N. F., Liga Nacional de Futsal: Região Sul 19 conquistas sendo: Rio Grande do Sul 10, Santa Catarina 06 e Paraná 03 títulos; seguido pela Sudeste com 10 títulos: São Paulo 07, Minas Gerais 02 e Rio de Janeiro 01 conquista, o outro estado integrante da Liga é o de Goiás que possui 01 conquista.
Necessitamos de termos maiores representatividades na categoria em outras regiões.
As equipes de futsal sulinas está há anos luz na frente das demais. O time do Carlos Barbosa do Rio Grande do Sul e do Jaraguá de Santa Catarina com 05 títulos cada, são os maiores campeões da competição.
O jogador brasileiro Falcão possui 04 títulos de melhor do mundo na categoria, sendo superado apenas pelo português Ricardinho com 06 conquistas. A eleição é realizada pela Agla Futsal Awards com o aval da FIFA.
O Brasil com 09 jogadores eleitos e Portugal com 06, lideram o ranking.