A semana foi marcada por um calor intenso e uma umidade do ar extremamente baixa em Fernandópolis e região. Na quarta-feira (4), a temperatura chegou a 38,9°C e a sensação térmica ultrapassou os 40°C, com umidade relativa do ar atingindo apenas 10,2%.
Os dados são do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) e representam a menor umidade do ar já registrada pela estação meteorológica da cidade. Para se ter uma ideia, em desertos como o Saara e o Atacama, a umidade costuma variar entre 14% e 5%, respectivamente.
Situação crÃtica em diversas cidades
Além de Fernandópolis, outras 244 cidades brasileiras registraram nÃveis de umidade do ar abaixo dos 20% na mesma semana. Dez delas, incluindo algumas cidades da região, atingiram nÃveis crÃticos, com umidade de apenas 7%.
Impactos da seca
A baixa umidade do ar, combinada com o calor intenso, aumenta o risco de incêndios florestais e agrava problemas respiratórios. Além disso, a névoa de poluição e fumaça de queimadas, que tem coberto a cidade nos últimos dias, prejudica a qualidade do ar e a visibilidade.
Previsão para os próximos dias
A previsão é de que o calor e a baixa umidade persistam nos próximos dias, com temperaturas máximas podendo chegar aos 40°C. A MetSul alerta para a necessidade de cuidados para evitar problemas de saúde relacionados ao calor excessivo.
IMAGEM PAROQUIA SÃO BERNARDO - TV CANAL DEZ