Esportes

Triatlo: veja o que dizem especialistas sobre preparação física e mental para a prova

Competição inclui natação, ciclismo e corrida com tempo limitado para alcançar a linha de chegada. A nutricionista Jaciara Petry e o médico Samuel Colman, que acompanharam o coach brasileiro Pablo Mar


por Canal Dez
27/03/2024 às 18:23
Triatlo: veja o que dizem especialistas sobre preparação física e mental para a prova
Para participar de um triatlo, prova em que o competidor precisa fazer um circuito que contém natação, ciclismo e corrida, é necessário ter um intenso preparo físico e mental. A prova possui tempo limitado para completar as três atividades e alcançar a linha de chegada.

Jaciara Petry, nutricionista integrativa da Clínica Colman que fez parte da equipe de acompanhamento do empresário, político e influenciador digital brasileiro Pablo Marçal no Mammoth Endurance, explica que a equipe é essencial para manter o competidor motivado e saudável.

“São três dias de prova, o que exige um excelente condicionamento físico e uma mentalidade resiliente, além de uma equipe multidisciplinar para auxiliar o participante. A nutrição desempenha um papel fundamental na performance do competidor, porque o plano alimentar deve garantir energia para sustentar a competição, sendo necessário inclusive o uso de suplementação”, afirma a especialista.

O Ultra Triatlo aconteceu em Orlando, na Flórida. Marçal foi um dos quatro competidores que conseguiram finalizar a prova antes do limite de 36 horas. Foram 452 quilômetros no total, divididos entre 8 quilômetros de natação, 360 quilômetros de ciclismo e 84 quilômetros de corrida, completados em pouco mais de 35 horas.

O preparo para um evento desse porte pode levar meses, em que o competidor deve treinar todas as modalidades praticadas. Treinamentos de força e resistência também são importantes para a evolução.

Samuel Colman, médico da Clínica Colman, que também fez parte da equipe de acompanhamento de Marçal, explica que uma avaliação médica completa é essencial para dar início ao treinamento.

“Isso inclui testes para verificar a saúde cardiovascular, análise de composição corporal e avaliação da função pulmonar. Identificar problemas de saúde é essencial para evitar complicações durante o treinamento e a competição”, afirma.

Além do aspecto físico, a parte mental não pode ser subestimada, é necessário treinar também a mente. Técnicas de visualização, foco, gerenciamento de estresse, resiliência e determinação são vitais para o sucesso.

No evento, os participantes que não atingiram as linhas de chegada dentro do limite de tempo foram desclassificados, mas puderam continuar a fazer o circuito para testar os próprios limites. Ao cruzar a linha, os competidores celebram não só a conquista física, mas também a mental.

Sobre a Clínica Colman

Com uma equipe multidisciplinar, a Clínica Colman é especializada em cirurgia plástica e nutrição funcional e integrativa, com uma ampla gama de procedimentos de rosto e corpo. Fundada pelo médico e responsável técnico do espaço, Samuel Colman, tem como premissa a busca pela excelência através do equilíbrio entre a saúde física e emocional.

Mais informações: www.clinicacolman.com.br