Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Igreja Católica, das companhias de Folia de Santos Reis, da gastronomia e da Rádio Educadora participaram, na noite desta sexta-feira, 19 de junho, de uma reunião realizada no Centro Pastoral da Aparecida para discutir a realização de um grande encontro de bandeiras em Fernandópolis no ano de 2027, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Durante a reunião, ficou definida a realização do evento no domingo, dia 6 de junho de 2027. A programação terá início às 8h30 com uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, a partir das 10 horas, ocorrerá o encontro das companhias na Praça da Aparecida, com expectativa de participação de até 20 companhias de Santos Reis. O encerramento está previsto para as 17 horas.
O grupo definiu que o evento receberá o nome de Encontro de Bandeiras “Geraldo Ricco”, em homenagem a Geraldo Ricco, importante liderança da Companhia Alvorada e referência na preservação da tradição das Folias de Santos Reis no município.
Para viabilizar a realização da festa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publicará um edital específico contendo todas as informações e critérios construídos em conjunto com os representantes das companhias durante a reunião. O documento deverá disciplinar aspectos como percurso das bandeiras, instalação dos arcos, posicionamento do sistema de som, alimentação, estrutura de palco, inscrições, tempo de apresentação de cada companhia e demais detalhes necessários para a organização do encontro.
Aberto a toda a comunidade, o evento busca fortalecer e valorizar uma das mais importantes manifestações da cultura popular e da religiosidade tradicional da região.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rubens Lopes, destacou que a preservação dessas tradições é uma responsabilidade coletiva e que é necessário atuar para evitar que esse patrimônio cultural se perca ao longo das próximas gerações.
“Precisamos atuar na preservação da nossa cultura para que ela não desapareça. Muitas das pessoas que participavam intensamente das companhias no passado estão envelhecendo e não estamos vendo a mesma renovação das novas gerações. Isso pode levar ao desaparecimento das companhias, algo que já estamos observando. Preservar essa tradição é preservar a memória, a identidade e a história do nosso povo”, afirmou.
A iniciativa integra as ações de valorização do patrimônio cultural imaterial desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e busca garantir a continuidade das Folias de Santos Reis como expressão viva da identidade cultural de Fernandópolis.
CULTURA NOTÍCIA
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
fernandopoliscultura@gmail.com
(17) 3442-3797