A manhã deste sábado, 20 de junho, entrou para a história da educação de Santa Fé do Sul com a inauguração da Escola Municipal "Dra. Mariana Ruy dos Santos", localizada no Jardim Universitário III. A nova unidade de ensino representa um dos maiores investimentos já realizados pelo municÃpio na área educacional, reafirmando o compromisso da Administração Municipal com a qualidade do ensino e o futuro das novas gerações.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Evandro Mura, da primeira-dama Elaine Mura, do vice-prefeito e presidente do Unifunec Capitão Fernando Benitez, da segunda-dama Fernanda Benitez, da secretária municipal de Educação Marilza de Almeida Marques, do deputado federal Fausto Pinato, representando o deputado estadual Itamar Borges, sua esposa Thaysa Borges, do presidente da Câmara Vaguinho Lopes, vereadores, secretários municipais, familiares da homenageada, autoridades civis e militares, além da comunidade.
A solenidade teve inÃcio com a apresentação da Fanfarra de Promissão e, em seguida, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Estância TurÃstica de Santa Fé do Sul.
ConstruÃda para atender à crescente demanda da região dos bairros universitários, a escola possui 1.646,56 metros quadrados de área construÃda, com 10 salas de aula climatizadas, biblioteca, refeitório, cozinha, lavanderia, secretaria, setor administrativo, sala da direção, sala dos professores, almoxarifado, quadra poliesportiva coberta, sanitários acessÃveis, pátio interno, reservatório de água com capacidade para 15 mil litros e estrutura totalmente acessÃvel. A unidade terá capacidade para atender 540 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 3,6 milhões, com recursos viabilizados pelo deputado federal Fausto Pinato, além da contrapartida da Prefeitura de Santa Fé do Sul. O deputado estadual Itamar Borges também contribuiu para a implantação da unidade por meio da destinação de recursos para aquisição de todo o mobiliário escolar.
Durante seu pronunciamento, a secretária municipal de Educação, Marilza de Almeida Marques, destacou que a nova escola representa muito mais do que uma obra fÃsica.
"Hoje entregamos um espaço preparado para acolher nossos estudantes com qualidade, conforto e segurança. Cada sala, cada ambiente desta escola foi pensado para oferecer melhores condições de aprendizagem e fortalecer ainda mais a educação municipal."
O presidente da Câmara Municipal, Vaguinho Lopes, também destacou a importância da união entre os poderes para a concretização da obra e fez questão de reconhecer o trabalho dos parlamentares que contribuÃram para sua realização. "Quero parabenizar o deputado federal Fausto Pinato pela conquista dos recursos que tornaram esta obra possÃvel e também o deputado estadual Itamar Borges pela parceria na destinação dos recursos para a aquisição de todo o mobiliário. Esta escola é resultado da união de esforços em favor da educação de Santa Fé do Sul."
Em seguida, o vice-prefeito Capitão Fernando Benitez ressaltou que investir em educação é investir diretamente no desenvolvimento da cidade. "A inauguração desta escola representa um compromisso com as futuras gerações. Estamos oferecendo uma estrutura moderna para que nossos alunos tenham ainda mais oportunidades de crescimento, aprendizado e formação cidadã."
Representando o deputado estadual Itamar Borges, Thaysa Borges ressaltou a satisfação em participar da inauguração e reforçou o compromisso do parlamentar com a educação. "É uma grande alegria representar o deputado Itamar Borges neste momento tão importante para Santa Fé do Sul. Saber que pudemos colaborar com a aquisição de todo o mobiliário desta escola nos enche de orgulho, pois entendemos que investir em educação é investir no futuro das nossas crianças. O deputado Itamar sempre foi parceiro de Santa Fé do Sul e continuará trabalhando para fortalecer ainda mais essa área tão essencial."
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem à médica pediatra neonatologista Dra. Mariana Ruy dos Santos, que dá nome à unidade escolar. Filha de Antonio Mariano dos Santos e Isabel Ruy Cogo dos Santos, Mariana iniciou seus estudos em Santa Fé do Sul, realizou intercâmbio no Canadá, formou-se em Medicina pela Unoeste de Presidente Prudente, fez residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e especializou-se em Pediatria Neonatal. Atuava na renomada maternidade Pro Matre Paulista e era reconhecida pela dedicação, competência e amor à profissão.
Visivelmente emocionado, o deputado federal Fausto Pinato, primo da homenageada e responsável pela viabilização dos recursos da obra, destacou que dar o nome de Mariana à escola eterniza uma história de amor ao próximo. "A Mariana dedicou sua vida a cuidar de vidas. Era uma pessoa extremamente generosa, humana e apaixonada pela profissão que escolheu. Sua partida deixou uma saudade imensa em toda a nossa famÃlia, mas saber que seu nome ficará eternizado em uma escola, inspirando milhares de crianças e jovens a acreditarem nos seus sonhos, nos emociona profundamente. Tenho certeza de que ela continuará sendo exemplo de dedicação, amor e esperança para muitas gerações."
Após a homenagem, os familiares receberam uma lembrança das mãos das autoridades municipais e participaram do descerramento da placa inaugural e do corte da fita, oficializando a entrega da nova unidade escolar.
Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, a irmã da homenageada, Dra. Isabela, falou em nome da famÃlia e agradeceu a homenagem prestada pelo municÃpio.
Muito emocionada, Isabela relembrou a trajetória da irmã e destacou seu amor pelas crianças, pela medicina e pela educação. "A Mariana acreditava que o conhecimento transformava vidas. Ela era apaixonada pelas crianças e dedicou sua vida a cuidar delas com muito amor, carinho e responsabilidade. Ver seu nome eternizado em uma escola é algo que emociona toda a nossa famÃlia, porque sabemos que este lugar representará exatamente aquilo em que ela mais acreditava: a oportunidade de construir um futuro melhor por meio da educação."
Durante a cerimônia o prefeito Evandro Mura destacou que a inauguração simboliza o compromisso permanente da gestão com a educação pública.
"Hoje é um dia histórico para Santa Fé do Sul. Estamos entregando uma escola moderna, completa e preparada para oferecer ensino de qualidade às nossas crianças. Mais do que inaugurar um prédio, estamos investindo em oportunidades, conhecimento e no futuro da nossa cidade. É motivo de muita alegria prestar esta homenagem à Dra. Mariana Ruy dos Santos, uma santa-fé-sulense que deixou um legado de dedicação à vida e que agora também será lembrada por inspirar nossos estudantes."
Ao final da solenidade, as autoridades e a população visitaram as instalações da nova escola, conhecendo de perto a estrutura que passa a integrar a Rede Municipal de Ensino.