Saúde

Profissionais participarão do Dia de Combate ao Abuso e Tráfico de Drogas

Evento acontecerá dia 29 de junho, no Teatro Municipal, das 8 às 12 horas


por Canal Dez
22/06/2026 às 17:18 Fernandópolis
Profissionais participarão do Dia de Combate ao Abuso e Tráfico de Drogas
A Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os profissionais da área para participarem do evento em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

Esse evento, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado em 26 de junho, porém, por questões organizacionais, ele acontecerá em Fernandópolis no dia 29, uma segunda-feira, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, das 8 às 12 horas.

O programa contará com palestras ministradas por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD, com a participação de entidades que atuam no combate e prevenção do uso abusivo de drogas (lícitas ou ilícitas) e da promoção da saúde mental.

Temas relacionados à prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas estarão na pauta.

O Dia Internacional é parte integrante das ações do “Junho Branco”, campanha nacional de conscientização e prevenção ao uso de drogas lícitas ou ilícitas, instituído no Brasil pela Lei 9.085/2022.

CAMPANHA ANTIDROGAS 
 O mês é marcado pela campanha dedicada à conscientização e à prevenção do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, além da promoção da saúde mental e da valorização da vida. A iniciativa faz referência ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Como parte das ações da campanha, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Primária à Saúde, promoverá no dia 29 de junho de 2026, das 8h às 12h, no Teatro Municipal de Fernandópolis, um evento alusivo ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

SAÚDE MENTAL
O encontro tem como objetivo ampliar o debate sobre a prevenção, fortalecer a rede de cuidado em saúde mental e sensibilizar a sociedade sobre a importância da informação e do acolhimento como instrumentos fundamentais para a promoção da vida.

A programação contará com palestras ministradas por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) de Fernandópolis, representantes da Comunidade Terapêutica Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Estrela d'Oeste, e membros da Pastoral da Sobriedade, que abordarão temas relacionados à prevenção, ao tratamento, ao acolhimento e à reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Também participará do evento um representante do 2º Distrito Policial de Fernandópolis, falando das ações e estratégias de prevenção adotadas pela corporação.

Mais do que alertar sobre os riscos associados ao consumo de substâncias, a campanha “Junho Branco” busca promover uma cultura de cuidado, diálogo e responsabilidade compartilhada entre família, escola, serviços de saúde e toda a comunidade.

Segundo Maísa Borges de Oliveira, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fernandópolis, falar sobre drogas é falar sobre saúde, prevenção e qualidade de vida. "O acesso à informação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários são fatores essenciais para reduzir riscos e construir uma sociedade mais saudável e solidária. Precisamos promover espaços de diálogo e conscientização, fortalecendo a cultura do cuidado e da valorização da vida", destaca.